terça-feira, 4 de setembro de 2012

Vigilância e cooperação em familia




   

    A vida nos prados alpinos não é fácil para a marmota. Os invernos são rigorosos e seu habitat pode ficar bloqueado pela neve por meses. Além disso, predadores no solo e no ar constituem uma ameaça. Por essas razões, a sobrevivência da marmota depende de cooperação, planejamento e vigilância.
    A vida da marmota gira em torno da família. Em geral, ela vive em grupos formados pelos dois pais e seus filhotes. Cada família tem várias tocas - uma para morar e as outras para se esconder quando há perigo. Às vezes, as marmotas escavam suas tocas debaixo de rochas grandes. Essas moradias funcionam como castelos, proporcionando às marmotas pontos de observação e solários para relaxar.
    As marmotas levam a sério a higiene. Para manter a toca principal limpa, usam outra toca como banheiro. Elas constroem uma câmera grande coberta com grama no fundo da toca principal. É nessa câmera segura que as fêmeas dão a luz. Ela também serve de abrigo aconchegante para a família inteira se amontoar durante a longa ibernação do inverno.
    Talvez sua responsabilidade famíliar mais importante seja a de vigiar. Uma marmota adulta atua como guarda enquanto os demais membros da família procuram alimento por perto. Para verificar se existe algum perigo, a marmota às vezes fica sobre as patas traseiras para observar melhor o ambiente ao seu redor. Aves de rapina, raposas e humanos são as principais ameaças. Ela emite um sinal de alarme ao ver esse predadores. É interessante que o sinal de alerta para águias - seu principal inimigo voador - é bem diferenciado. Quando ouvem esse sinal, as marmotas correm para seus abrigos subterrâneos. Num insnte, todas elas somem de vista!
    A obediência é uma questão de vida ou morte, especialmente no caso de marmotas jovens, que são uns dos pratos favoritos da águia-real.
fonte de pesquisa:
Rev. Despertai

No verão e no inverno



Nos altos prados onde as marmotas vivem há bastante grama para comer, e o clima no verão é temperado. Quando faz frio, elas tomam sol numa rocha adequada. O calor porém, tras outros desafios, pois elas têm uma pelagem grossa. Por esse motivo, as marmotas costumam ser mais ativas de manhã cedo e no fim da tarde.
    As marmotas hibernam por cerca de seis meses, e algumas espécies por ate nove meses. Durante a hibernação, seu coração chega a bater apenas uma ou duas vezes por minuto, e a temperatura corporal cai para cerca de 5°C. Por isso, durante o verão e o começo do outono, as marmotas comem vorazmente para criar reservas de gordura que durem todo o longo período de hibernação.
    As marmotas jovens são brincalhonas e costumam correr em círculos, perseguindo umas às outras. Marmotas de todas as ídades se cumprimentam encostando o focinho. Os membros da família limpam uns aos outros e ficam bem juntinhos para se aquecer em dias frios.
    As marmotas se preparam para o futuro e estão sempre atentas ao perigo. Talvez famílias humanas possam aprender desses roedores espertos
fonte de pesquisa:
Rev. Despertai

Filhotes de Marmotas

Quando nascem, quase não têm pelo, são completamente cegos e dependem totalmente da mãe. Mas, logo um mês depois, já começam a explorar fora da toca, para comer.

A marmota sabe como se defender. Costuma andar em quatro patas, mas quando sente o perigo, ergue-se sobre as patas traseiras e inspeciona as redondezas.

Se detectar perigo, começa a guinchar ou a assoviar para as outras marmotas e todas correm para se esconderem nas suas labirínticas tocas.
fonte de pesquisa:
iguinho.ig.com.br/canaldanatureza/marmota

Menino cria amizade incomum com marmotas na Áustria

A amizade deles dura mais de quatro anos. Ele ama esses animais e eles não sentem medo de Matteo porque ele tem um sentimento por eles e eles entendem, diz o pai do menino  Foto: The Grosby Group
"A amizade deles dura mais de quatro anos. Ele ama esses animais e eles não sentem medo de Matteo porque ele tem um sentimento por eles e eles entendem"
Geralmente, esses animais não gostam da presença de humanos  Foto: The Grosby Group
Geralmente, esses animais não gostam da presença de humanos
Eles batem as caudas (que podem chegar a 18 cm) para afugentar os invasores  Foto: The Grosby Group
Eles batem as caudas (que podem chegar a 18 cm) para afugentar os "invasores"
Além disso, costumam mostrar os dentes para deixar claro que não gostam da intromissão. Se a pessoa não se distanciar, elas emitem um som alto para avisar a colônia sobre o invasor
Matteo Walch, 8 anos, criou uma incomum amizade com um grupo de marmotas. Os animais são conhecidos por serem tímidos e evitarem humanos  Foto: The Grosby Group

Fonte de pesquisa:
www.noticiasdaterra.com.br/ciencia

Marmotas e seu Habitat


Vivem em grupos de, em média, 12 indivíduos, nas regiões montanhosas do hemisfério norte, na Europa e na Ásia, em locais de clima rigoroso onde a vegetação é reduzida a algumas ervas. As marmotas são encontradas em maior número na região dos Alpes. A sua hibernação pode durar até sete meses. Quando despertam da hibernação, a sua principal preocupação é alimentar-se o mais rápido possível para recuperar as reservas energéticas, reconhecendo as redondezas para, em caso de perigo, poderem realizar uma fuga veloz. São animais extremamente sociais e utilizam vocalizações ruidosas como meio de comunicação, especialmente quando sentem uma ameaça. Normalmente vivem em pequenas colónias ou famílias. A marmota é uma das presas preferidas das grandes aves de rapina, e por isso todos os componentes do grupo revezam-se em uma vigilância constante. Levantando a parte anterior do seu corpo, ganham altura e podem se prevenir de qualquer imprevisto. A vida da marmota gira em torno da família. Em geral, ela vive em grupos formados pelos dois pais e seus filhotes. Cada família tem várias tocas , uma para morar e as outras para se esconder quando há perigo. Às vezes, as marmotas escavam suas tocas debaixo de rochas grandes. Essas moradias funcionam como castelos, proporcionando às marmotas pontos de observação e solários para relaxar.
Fontes de pesquisa:
www.saudeanimal.com.br
Em busca de alimento



          As marmotas apenas procuram a quantidade de alimento que precisam e quando precisam. Apesar de serem vegetarianas, a sua dieta é variada e por vezes comem pequenos insetos e larvas. Gostam de comer grama de ponta, bromo, capim do oeste, cardo, artemísia, opúncia e armole. Normalmente, a marmota não bebe água, confiando na sua habilidade de fabricar um fluido no seu corpo por meio da conversão metabólica de carboidratos — habilidade que tem em comum com muitos habitantes do deserto. As espécies rabipretas de marmotas também comem gafanhotos, principalmente quando estes as ameaçam com uma escassez de forragem. As espécies de marmotas rabialvas comem larvas, besouros adultos, lagartas de mariposas e borboletas. Apesar disso, a vegetação continua a ser a base da sua alimentação.


Curiosidades 


─ Tem a pelagem castanha, dentes aguçados e pernas curtas, com potentes garras para escavar. O seu tamanho é mais ou menos o de um gato doméstico.

─ Todas habitam no hemisfério norte

─ Como roedores que são, têm dois pares de dentes muito fortes que estão sempre crescendo. Isto porque conforme a marmota vai roendo coisas, os dentes vão-se desgastando.

─  Alimentam-se de plantas e de alguns insectos. E comem em grandes quantidades.

─ Em finais de Setembro, depois de terem passado o Verão a acumular reservas de gordura, instalam-se no seu ninho de palha, dentro da toca. Só são vistos novamente no início da Primavera.


sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Espécies de Marmotas

Marmota Baibacina



Taxonomia

Reino: Animalia 
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Rodentia
Família: Sciuridae

Nome Científico: Marmota Baibacina
Nome Comum: Inglês : Altai Marmot,Gray Marmot.

Habitat/Ecologia

Habita estepes de montanha e prados alpinos (até 4000 m) espalhando sobre encostas suaves. Menos viver em estepes da montanha de pedra coberta de pedras.Onde a vida cinza Marmota em simpatria com a Transiberiana Marmot, a marmota cinza ocupa apenas dicas de cumes caracterizadas por vegetação alpina enquanto o siberiano Marmot habita vales altos produtivos. Esta espécie, como a maioria das marmotas, é altamente social, e vive em colônias com tocas muitos. Verão e inverno tocas são normalmente separado; inverno tocas são mais profundos, enquanto o verão tocas são tão longa, mas não tão profundo, ambos os tipos podem realizar 2-3 marmotas, mas no inverno, até 10. Marmotas comer uma grande variedade de plantas alimentícias, que variam com a estação. Alimentos início da primavera incluem Artemisia frigida; no final da primavera e início do verão a sua dieta consiste principalmente de gramíneas, e no final do verão, a vegetação herbácea. Às vezes, pode comer animais. Acasalamento começa no início de maio e termina no início de junho. A gestação dura 40 dias. Reproduz uma vez por ano, o tamanho da leitegada é de 2-6 filhotes. Hibernação é iniciada em diferentes momentos em diferentes lugares, de agosto a outubro, e aparece influenciado por recursos locais climáticas e alimentos.Hibernação dura 7-8 meses. Inimigos incluem grandes aves de rapina, lobos e outros predadores menores, como raposas, doninhas, estepe e gatos Pallas.

Sistemas: Terrestre


 Marmota Bobak



Taxonomia

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Rodentia
Familia: Sciuridae

Nome científico:Marmota Bobak
Nome comum: Ingles> Bobak Marmota

Habitat/Ecologia

Habita uma variedade de habitats, incluindo estepe de várzea, grama mista, árido, e absinto e estepes. Formulários colónias constituídas por várias famílias.Burrows são complexas e podem ser de até 4-5 m de profundidade. Há verão e inverno tocas, ambos com montes pronunciados. Não estocar para o inverno, em vez hiberna por pelo menos seis meses por ano. Entra em hibernação em momentos diferentes em diferentes partes do intervalo, deixa hibernação no final de março-abril. Alimenta-se de partes verdes, bulbos, flores e brotos de gramíneas. Sensível à umidade em alimentos e no excedente seco entra estivação. Reproduz uma vez por ano com o tamanho da leitegada de 4 a 7 jovens.

Sistemas: Terrestre
       

                                                                     Marmota Broweri


Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Rodentia
Familia: Sciuridae

Nome específico: Marmota Broweri
Nome Comum: Alasca Marmot

Habitat/Ecologia

Requer locais den seguros para proteção contra a predação por ursos pardos. Filhotes nascem em tocas subterrâneas. Uma ninhada de 4-5 nasce final da primavera ao início do verão. Ele come gramíneas e outras plantas verdes, e hiberna no inverno.

Sistemas: Terrestre

Marmota Caligata


Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:Mammalia
Ordem; Rodentia
Familia: Sciuridae

Nome científico: Marmota Caligata
Nome comum: Ingles> Hoary Marmot, Montague Island Hoary Marmot

Habitat/Ecologia

Filhotes nascem em tocas subterrâneas. Jovem dá à luz a 4-5 no final da primavera ou início do verão após período de gestação de cerca de um mês. A dieta consiste quase que inteiramente de gramíneas e outras plantas herbáceas (Burt e Grossenheider 1976). Hiberna outubro-fevereiro no sul, de setembro a abril, em British Columbia (Whitaker, 1980).

Sistemas: Terrestre


Marmota Camtschatica


Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Rodentia
Familia: Sciuridae

Nome Cientifico: Marmota camtschatica 
Nome Comum: Ingles> Black - Capped Marmot

Ecologia

Antes de hibernação faz uma camada de lodo a 25 cm acima invernada célula; sai perto do solo e com fichas grama. Hibernação começa em setembro-outubro, e dura até maio. Dois - três famílias (20-30 animais) hibernate juntos. Alimentar de uma grande variedade de plantas, e também consome invertebrados. Acasalamento ocorre antes que elas surjam na primavera, e reprodução de maio-junho. Tamanho da maca é 3-11 jovem.

Sistemas: Terrestre

Marmota Caudata


Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Rodentia
Familia: Sciuridae

Nome Cientifico: Marmota Caudata
Nome Comum : Ingles> Mongoose colarinho, de cauda longa Marmot
Espanhol> Marmota de cola larga

Habitat/ Ecologia
É crepusculares, diurnos, semi espécies fossoriais e sociável.Ele é encontrado a ocupar matagal alpino e prados, e áreas rochosas com anão zimbro.

Sistemas: Terrestres

 Marmota Flaviventris


Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Rodentia
Familia: Sciuridae

Nome Cientifico: Marmota Flaviventris
Nome Comum: Ingles> de Barriga amarela marmot

Habitat/Ecologia

É encontrado em prados, vales e montes, muitas vezes, onde a floresta e prado formam um mosaico; ocupa áreas abertas relativamente livres de árvores e arbustos. Semi-fossorial; usa uma ou mais tocas; pode toca hibernação partes. Burrows aberto debaixo de pedras (ou troncos ou arbustos) em áreas de tálus bem drenados, afloramentos rochosos, ou pedregulhos espalhados. Tamanhos habitat variar 0,01-70 hectare ou mais . Filhotes nascem em tocas subterrâneas. acasalamento ocorre normalmente durante duas semanas de gestação hibernação seguinte dura cerca de 30 dias. Ninhadas variam em tamanho entre 3-8 anos por jovens. Jovens permanecem na toca por 20-30 dias emergem da toca natal final de junho a meados de julho nas montanhas do oeste do Colorado. Locais características reprodutivas variar um pouco, dependendo do tempo de derretimento da neve. Nas mais altas altitudes, as fêmeas raramente produzem ninhadas em anos consecutivos . Machos da raça tipicamente primeiro aos três anos ou mais de idade . vive sozinha, em pares, ou colônias. Colónias consistem tipicamente em um ou mais adultos machos territoriais, 1-5 fêmeas adultas e seus jovens (geralmente incluindo novilhos e mais jovem crias). Praticamente todos os machos e um pouco menos da metade das mulheres dispersar a partir da colônia natal, tipicamente como novilhos e independentemente da densidade populacional em homens; distância de dispersão geralmente é inferior a quatro quilômetros, mas até 15,5 km para homens e 6,4 km para as mulheres no oeste do Colorado . pulgas podem abrigar que são vetores de praga silvestres ou carrapato que transmite a febre maculosa. Estes marmotas são herbívoros generalistas, se alimentando de uma grande variedade de gramíneas e forbs. Eles não armazenar comida para o inverno. Em altitudes mais elevadas, podem hibernar no início de setembro a maio, em altitudes mais baixas, pode emergir final de fevereiro e meados de março. Nas montanhas do oeste do Colorado, a emergência da hibernação primavera começa no final de abril ou início de maio, a emergência para a hibernação começa no final de agosto e, geralmente, é concluída em meados de setembro . Em mais zonas boreais pode estar ativa durante todo o verão, mas pode começar a estivação em junho em altitudes mais baixas 

Sistemas: Terrestre

Marmota Himalayana


Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Rodentia
Familia: Sciuridae

Nome Cientifico: Marmota Himalayana
Nome Comum: Ingles> Himalaia Marmot, Karakoram Marmot
Espanhol: Marmota del Himalaia

Habitat/Ecologia

Esta espécie está adaptada a Alpine Meadows, pastagens e condições do deserto, com chuvas muito baixos, geralmente habitando íngremes mato-pontilhadas encostas e declives suaves onde o solo pode ser facilmente escavados . Ele vive em colônias pequenas ou grandes, dependendo dos recursos locais. Eles escavar tocas invulgarmente profunda, que são compartilhadas por membros da colônia durante a hibernação. O tamanho da maca é relatado para ser 2-11 jovem, depois de um período de gestação de um mês. Fêmeas tornam-se reprodutivamente ativos apenas em sua segunda primavera.

Sistemas: Terrestre

Marmota Menzbieri


Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Rodentia
Familia: Sciuridae 

Nome Cientifico: Marmota Menzbieri
Nome Comum: Ingles> Marmota Menzbier de

Habitat/ Ecologia 

Também encontrado na tampa zimbro luz. Em mais parte seca do intervalo  vive perto de saídas de água subterrânea e patches de neve. Tempo de vida cyle depende da altitude e aspecto. Hibernação começa em partes diferentes do intervalo de partir de meados de agosto a primeira década de setembro. Hibernação termina, dependendo do tempo de derretimento de neve.Burrows são até 2,5 - 3 m de comprimento e têm saídas 3-4. Há cerca de 4-5 temporária (alimentação) tocas que têm apenas uma saída. Alimenta-se principalmente nas partes de plantas subterrâneas, mas às vezes consomem insetos.O acasalamento ocorre em tocas ou logo após primavera emergente. Tamanho da maca é 2-7 jovem na parte norte do intervalo e 1-4 no sul.

Sistemas: Terrestre


Marmota Monax


Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Rodentia
Familia: Sciuridae

Nome Cientifico: Marmota Monax
Nome comum: Ingles> Marmota

Habitat/Ecologia

Habita baixa elevação floresta-campo ecótonos, especialmente ao longo campos, estradas e riachos. Ela ocorre normalmente em terras e em proximidade de estruturas humanas. Prefere áreas abertas, tais como os prados, pastagens, campos antigos, pomares. Também funda em áreas montanhosas e rochosas em campos abertos com bosques ou prados adjacentes . Para a hibernação prefere sebes, bosques, declives íngremes em terreno pedregoso, palheiros, ou sites com boa drenagem e uma exposição do sul jovens são nascidos em uma toca em toca de um sistema extensivo. Período reprodutivo estende-se desde o início de março e meados de abril. A gestação dura 31-32 dias. Os jovens são nascidos de abril a meados de maio. Uma ninhada única de 2-6 (média de quatro) é produzido a cada ano. Principalmente solitário, exceto durante a reprodução, embora limitada interação social pode ocorrer em outros momentos.Tocas abandonadas são amplamente utilizados como locais de den por outros animais 

Sistemas: Terrestre

Marmota Olympus


Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Rodentia
Familia: Sciuridae

Nome Cientifico: Marmota Olympus
Nome Comum: Ingles> Olímpico Marmot

Habitat/Ecologia

Padrões de reprodução são provavelmente similares a M. calogata onde acasalamento ocorre na primavera logo após a emergência da hibernação, tem jovem no final de maio ou início de junho, produz uma ninhada de quatro ou cinco jovens por ano. Atingem a maturidade sexual jovem, provavelmente, em 2-3 anos. Ele pasta em uma grande variedade de ervas e forbs. Ele não armazena comida para o inverno, que acumula gordura corporal. Provavelmente hiberna por cerca de oito meses por ano, semelhante a M. calogata . 

Sistemas: Terrestre

Marmota Sibirica


Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Rodentia
Familia: Sciuridae

Nome Cientifico: Marmota Sibirica
Nome Comum: Ingles> Mongol Marmot, Siberian Marmot, Tarbagan Marmot.

Habitat/Ecologia

Habitar estepe aberto, semi-deserto, floresta-estepe, encostas de montanhas e vales.Marmotas siberianos são uma espécie de distorção nas comunidades em que vivem, que vivem em grandes colônias. A marmota Tarbagan se assemelha a marmota Bobak de E Europa e Ásia C no modo de vida e hábitos. Marmotas de todas as idades de forragem de gramíneas, mas também de 10-15 espécies de ervas e plantas lenhosas de alguns, como artemísia. Hibernação outono é iniciado em setembro, mas é influenciada pelas condições de verão alimentos e tempo de queda. Ambos Bobak e marmotas hibernam Tarbagan em grupos 5-20 em uma toca único. Inimigos incluem lobos, raposas vermelhas, e várias espécies de águias e falcões grandes. A marmota Tarbagan podem carregar e transmitir a peste bubônica, e é, portanto, sujeitos a medidas de controle estritas em muitas partes do seu alcance. Acasalamento começa em abril, depois de ter despertado do estado de hibernação. A gestação dura 40-42 dias. Jovem aparecem acima do solo em junho; tamanho de leitegada típico é 4-6, ocasionalmente 8. Muda de cabelo inverno em adultos ocorre cerca de 2,5-3 semanas após o nascimento do jovem. Castanho claro na coloração, com pêlos escuros na cabeça e na ponta da cauda. Os adultos têm uma medição cabeça-nádega de 50-60 cm e pesam tipicamente 6-8 kg, atingindo um máximo de 9,8 kg . Durante os verões quentes podem migrar à procura de vegetação fresca, nas montanhas tem migrações verticais para 800-1000 m.

Sistemas: Terrestre


Marmota Vascouverensis



Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Rodentia
Familia: Sciuridae

Nome Cientifico: Marmota Vascouverensis
Nome Comum: Inglês-Chinês Ferret Badgers, Vancouver Island Marmot, Vancouver Marmot

Habitat/Ecologia

Comunidades herbáceas Subalpine com encostas íngremes suportar as maiores populações . Espécies arbóreas comuns nessas comunidades sãoAbies lasiocarpa , Tsuga mertensiana , e nootkatensis Chamaecyparis ; arbustos e ervas incluem Vaccinium spp. Luetkea pectinata , Alnus sinuata , Erigeron peregrinus ,albiflorum Rhododendron , Phlox diffusa , Anaphalis margaritacea , Aster foliáceo ,Lupinus ártico , e Pteridium aquilinum Preferenciais exuberantes FORB / grama prados são relativamente raros na ilha de Vancouver, pois eles geralmente são restritos a íngremes, virados para sul encostas onde avalanches de neve e fluência inibem o crescimento de árvores. O fogo também cria habitat favorável prado em encostas subalpine. Ocorrências mais marmota estão no sul e oeste enfrentando encostas . Colônias também foram encontrados na floresta de coníferas, registrando clearcut barra, bancos de estrada, e pistas de esqui desmatadas. De facto, metade do mundo M. vancouverensis estavam vivendo em clareiras em 1997, em comparação a cerca de 25% em meados dos anos 1980 e nenhum registro antes de elevação de alta que começou no final dos anos 1960.Marmotas individuais ocasionalmente fixar residência em vale-bottom jardins . marmota preferem áreas com solo suficiente para a construção de galerias, e com grandes rochas ou troncos para construção de galerias nos termos e para locais de vigia. Burrows estão geralmente abaixo de rochas em ou próximo prados. Os jovens são nascidos no subsolo tocas. M. vancouverensis é colonial. Colônias são relativamente pequenos e habitam pequenas manchas de habitat. A maior parte são compostos de 1-3 unidades de família, e o tamanho médio antes da jovem-of-the-ano emergir é cerca de oito indivíduos (Bryant, 1990). Meta-populações desta espécie consistem em uma colcha de retalhos de colônias, cada qual experimenta extinções periódicas e recolonizations. A dispersão é um ingrediente chave deste padrão, o aparecimento de marmotas individuais em habitats incomuns longe de colônias conhecidas indica que M. vancouverensis é capaz de dispersão extensiva através de terras florestais . Ano a ano a persistência de grupos familiares foi medida em 43% em áreas naturais e em 13% em sites de registro de barra . Maior mortalidade aparentemente ocorre durante a hibernação. A sobrevivência variou drasticamente de ano para ano, em estudo de Bryant (1990), mas um pequeno tamanho da amostra impediu qualquer determinação precisa de uma taxa média. predação de M. vancouverensis não foi estudado, mas predadores potenciais incluem Canis lupus, Martes americana, Gulo gulo, Felis concolor, Ursus americanus, Buteo jamaicensis, Aquila chrysaetos, gentilis Accipiter , e Bubo virginianus . gramíneas e ciperáceas são o alimento mais importante no início da primavera; forbs compõem a maior parte da dieta de verão. Pequenas frutas também são comidos. Hiberna do início de outubro para o início de maio. 

Sistemas: Terrestre






As marmotas estão ficando mais gordinhas com o aquecimento global


Que a obesidade está se tornando um problema de saúde global, todo mundo já sabe. A novidade é que as fofinhas marmotas estão se tornando fofinhas demais uma pesquisa feita  na Universidade College London,no reino unido relata que a razão para elas ganharem tanto peso é por conta do aquecimento global. 

Em função das mudanças climáticas, dos verões mais longos estes roedores (de barriga amarela) estão hibernando por um período mais curto. Elas obtem mais tempo para a reprodução e para ganhar peso, antes do proximo periodo de hibernação, portanto nao crescem só de tamanho como tambem em termos populcionais 
As marmotas de barriga amarela estão adaptadas a viverem em ambientes com um verão curto e um longo inverno – ocasião em que aproveitam para tirar a soneca prolongada de até oito meses. Se o ganho de peso antes desta temporada “em off” não for muito grande, é possível que o animal morra nos períodos mais frios do ano, quando chegam a perder cerca de 40% do peso durante a hibernação.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Um pouco mais

                                        Uma Família Muito Dorminhoca

Logo no inicio da primavera as marmotas forram as suas tocas com grama seca, e a entrada do túnel é tampada com feno e pedrinhas.Então cada membro da família se enroscam e dormem ate a primavera chegar.É o sono profundo da hibernação,a respiração é bem lenta, a temperatura de seus corpos caem cerca de 7ºC e o coração bate somente 3 ou 4 vezes por minuto.Até mesmo esse ritmo de vida reduzido desgasta suas energias.Os filhotes de marmota nascem pelados e cegos, e só deixam suas tocas apos 6 semanas de vida. 

Filhote de marmota saindo de sua toca




São dois anos para esses animais chegarem a fase adulta. Durante esse tempo a fêmea não tem novos filhotes.


quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Tudo sobre marmotas


Tudo sobre marmota


Nome Comum: Marmota

Nome em Inglês: Alpine Marmot

Nome científico: Marmota marmota       
Reino: animal

Filo: Chordata

Classe: Mammalia

Ordem: Rodentia

Família: Sciuridae

Comprimento: de 50 a 75 cm, mais de 15 cm de cauda.

Peso: 8kg no outono e pouco mais de 4 kg na primavera

Ninhada: 2 a 7 filhotes

Período de gestação: 5 semanas

Período de vida: 15 a 18 anos. As fêmeas vivem mais que os machos.

Aparência: Têm a aparência de um esquilo, mas com dimensões maiores.

Estilo de vida: Vivem em tocas que utilizam para hibernar durante o Inverno. A sua hibernação pode durar até sete meses. São animais extremamente sociais e utilizam vocalizações ruidosas como meio de comunicação, especialmente quando sentem uma ameaça. Normalmente vivem em pequenas colônias ou famílias.

Distribuição: Vivem no hemisfério norte, em regiões montanhosas, onde o clima rigoroso não permite uma vegetação mais desenvolvida do que a erva dos prados alpinos.

Alimentação: As marmotas são herbívoras, para se alimentar não fazem grande esforço, já que sua dieta é composta pela mesma erva dos prados que rodeiam seus abrigos.
No início do inverno as marmotas forram suas tocas com grama seca e tapam a entrada do túnel dom feno e pedrinhas. Então cada membro da família se enrosca e forme até a primavera. É o sono profundo da hibernação. A respiração é lenta, a temperatura do corpo cai a cerca de 7ºC e o coração bate somente três a quatro vezes por minuto. Mesmo esse ritmo de vida reduzido desgasta as suas energias. Quando começa a hibernação as marmotas estão gordas, mas quando saem da toca na primavera estão magras e famintas.

Existem muitas espécies de marmota nas regiões frias do hemisfério Norte: a marmota-do-himalaia, a marmota-peluda, do noroeste da América do Norte, e o bobak são apenas algumas. Uma das mais conhecidas é a marmota-alpina, da Europa, famosa pelo seu grito silvado e pela sua disposição para brincar. No verão a marmota é muito ativa. Alimenta-se de raízes e grama, e bebe raramente.
Os filhotes nascem pelados e cegos, e só deixam a toca após seis semanas de vi. Levam dois anos para chegar à idade adulta. Durante esse tempo a fêmea não tem novos filhotes.




A marmota é um roedor mamífero da familia Sciuridae, é parente próxima aos esquilos.Robustas e roliças  ,elas medem ate 75 cm de comprimento, sem contar a cauda que mede mais de 15 cm. No outono quando as marmotas se preparam para hibernar podem pesar ate 8 kg. Ao fim do inverno pesam em torno de 4 kg.Vivem em grupos de, em média, 12 indivíduos, nas regiões montanhosas do hemisfério norte, na Europa, Àsia, em locais de clima rigoroso. As marmotas são encontradas em grande número na região dos Alpes.